artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Infância

Um olhar amigo
Celso Sisto

Todo mundo tem seus mistérios! Alguns são aparentes e vêm à tona facilmente. Outros estão escondidos lá no fundo mais fundo. Uns são simples, outros são embolados. E nem sempre a gente é capaz de enxergar os caminhos e as pontas dos fios, para começar a puxar. Mas amigos podem ajudar!

Esse livro trata da amizade entre dois meninos, Pedro e Paulo. Pedro não sabe lidar com as coisas que o incomodam (que coçam!), que o fazem rir, chorar na cama, dormir cansado, isolar-se dos outros, ficar duro como estátua de pedra cada vez que tem que enfrentar as dificuldades e resolver problemas. Mas, de férias da escola, conhece, na praça, Paulo, que está sempre em cima de uma árvore. Paulo é cego e tem outra maneira de ver o mundo. Os dois ficam amigos, ajudam-se mutuamente a encontrarem as pontas emboladas de seus sentimentos, sofrimentos e a transformá-las em novelos, redondos, macios, amigavelmente enrolados. Vão aprendendo um sobre o outro e sobre o mundo. Vão se misturando, um sendo guia do outro, preparando o laço e a despedida.

Pedro é quem conta a história, que está repleta de diálogos, com um tom poético, com uma abundância de imagens atraentes e com ritmo, por vezes, de poesia em versos. O autor se vale de algumas boas metáforas: a do novelo, a da estátua de pedra, a do caramujo: Paulo Caramujo e Pedro Pedra saem de suas solidões e abandonam suas defesas para misturarem-se!

Há na história um belo contraponto: a estátua da praça. Na medida em que os meninos vão se revelando, vão se entendendo, vão desembolando seus fios e trançando suas vidas em aventuras partilhadas, vão também se distanciando da estátua.

Outra bela metáfora: ver as coisas do alto. Paulo encarapitado em cima da árvore, vê as coisas de outra forma e convida Pedro a subir... Olhar de cima pode ajudar a ver de outro modo, mudar o foco, propiciar uma visão mais geral!

A divisão em pequenos capítulos é um bom recurso para quebrar a linearidade tão comum nos textos infantis. Neste livro, os títulos dividem a história e reforçam a passagem do tempo. Vejamos: Todos os dias; As noites; Um dia; Outra noite; Outro dia; Mais uma noite; A tarde de sol quente do dia depois do outro; O céu nublado no dia depois do outro; etc. Os títulos são vagos, são retóricos, não funcionam nem como convite nem como síntese da história, mas podem sinalizar uma leitura mais profunda: a idéia de que é preciso tempo para se resolver as coisas, para refletir sobre as mudanças, as descobertas, para assimilar o novo.

As ilustrações são um show! Misturam o charme dos livros antigos, feitos em nanquim, colagens, muitas linhas, num traçado moderno, detalhes de fundo em cores, desenhos predominantemente em preto e branco, mas um branco envelhecido... tão simbólico para se mexer no conceito de amizade!

E que Hermes – o escritor - e Renan – o ilustrador - criem laços! E muitos livros!


BERNARDI JÚNIOR, Hermes.  O emaranhado da maçaroca. Ilustrações de Renan Santos. São Paulo, Larousse do Brasil, 2009. 32p. 


03/03/2010

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "561106" no campo ao lado.
 
  

 

  Celso Sisto

Celso Sisto é escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ), ator, arte-educador, especialista em literatura infantil e juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e crítico literário de várias colunas dedicadas à literatura infantil e juvenil, na mídia impressa e on line.

csisto@hotmail.com
www.celsosisto.com/
twitter.com/celsosisto


Colunas de Celso Sisto:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na