artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

A Internet está nos deixando idiotas?
Eucárdio Derrosso

Sempre acreditei e afirmei que os jogos eletrônicos, a internet,o celular e até a televisão são instrumentos de fazer doidos. E não é que agora um autor, Nicolas Carr, ao publicar um livro, intitulado “Os Vazios que a internet está fazendo com nosso cérebros”, diz que a rede de comunicação está nos privando da capacidade de aprofundar os raciocínios. Ou a falta de habilidades.

O Google, por exemplo, está nos deixando idiotas, afirma o escritor, e que a quantidade de textos, vídeos, músicas e links está obstruindo a memória a longo prazo, nos tornando mais distraídos.

Sugere ele que, de vez em quando, se desligue a máquina e se pratique alguma espécie de contemplação, introspecção ou reflexão.

A quantidade de textos, facebooks, tweets, posts, blogs e feeds, MSN, etc fazem com que nossas mentes se acostumem a arquivar, catalogar e pesquisar informações, desenvolvendo mais as atividades visuais. E esquecemos a interpretação.

Não conseguimos mais analisar e interpretar dados. Por séculos os livros protegeram nossos cérebros das distrações. A perplexidade com a repentina ausência de conexão, que perturba os interneteiros, trazendo novas formas de leituras, indicará também novas formas de escrita. Comportamentos maldosos e covardes estão escondidos no anonimato das mensagens por e-mail, causando verdadeiros terremotos sociais ou tragédias particulares.

Se não atentarmos para o controle futuro dessas mensagens, chegaremos certamente à idiotice intelectual. Com a tecnologia nos tornando malucos em vez de nos ajudar a crescer.

 

Saiba mais de Eucárdio Derrosso


16/08/2010

Compartilhe

 

Comentários:

O controle de tudo esta em nssas mãos, se pesarmos e não praticarmos não eramos. e na verdade se usarmos o nossa imaginação para o bem, logo vamos construir um mundo cada vez melhor, eu vejo dessa foma tudo podemos mas nen tudo devemos,e à internete é um meio mais rápido de resolermos as coisas boaspor isso milhoes de beçãs à quem inventou à internete.Obrigado DEUS por essa ideia.
JOSÉ CARLOS DE BRITO, Santa Maria DF 08/09/2010 - 12:02
Gostei do texto, até porque é uma questionamento: - A Internet está nos deixando idiota?
Eu creio que não. O uso moderado de tudo o que nos é colocado à disposição é salutar. O que há de negativo é nos deixarmos influenciar desmedidamente por não adotarmos um critério próprio de utilização dos meios à nossa disposição.
IVO GOMES DE OLIVEIRA (IGdeOL), ITAPEMA (SC) 23/08/2010 - 11:38
É isso aí, amigo Eucardio !
É,de novo,o novo assustando. E acho que isso de nos assustar-mos com formas previsíveis de, o tempo reapresentar perigos já vivenciados no passado, é só para nos lembrar do quanto estamos distraídos naturalmente. E, cá entre nós,ninguém fica idiota de progresso tecnológico. O progresso tecnológico lhe dá mais campo de expressão para a deficiencia codificada em seu interior eclodir, mas isso também ocorre em relação aos códigos bons.
Nossa Matrix está cada dia mais previsível, e isso não é bom nem mau.
SELISTRE, Porto Alegre RS 19/08/2010 - 12:32
Idiotas são os que se deixam obcecar por qualquer coisa. Como idosa que sou, venho de outras realidades e, no entanto, uso a Internet com moderação, leio, medito e tenho outras atividades inteligentes. A pessoa pode se idiotizar através de qualquer meio.
Angela Schnoor, Rio de Janeiro 19/08/2010 - 00:36
Não está deixando ninguém mais idiota do que já é.
A liberdade não restringe, não separa, não esconde, ela mostra a todo mundo que há espaço pra luz chegar a todos que escrevem, lêm e criticam a mesmisse do dia a dia. O novo assutou no passado, assusta no presente e no futuro ninguém sabe... Precisamos aprender a lidar com o que virá mesmo contra a nossa vontade; Pouquíssimo tempo atrás a queixa era a falta de leitura, o jovem não lê nada, várias políticas de incentivo a leitura depois houve um aumento que só se tornou significativo com o acréscimo da internet.
O que vai acontecer com o nosso cérebro que funciona com 10% da capacidade é uma incógnita mas deve mudar o mundo mais uma vez como já aconteceu antes...
Ulisses Torraga, Mogi das Cruzes 18/08/2010 - 18:58

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "195803" no campo ao lado.
 
  

 

  Resenhas

As resenhas pubicadas no portal Artistas Gaúchos são de inteira responsabilidade dos articulistas. Se você deseja enviar um texto, entre em contato com o editor do portal. Não é necessário estar cadastrado no portal para enviar resenhas e a veiculação ou não é uma escolha editorial.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Resenhas:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na