artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Música

No Cambalear de Amy Winehouse
Bruna Repetto

Um cabelo que desafia a lei da gravidade, uma voz suave e agressiva ditando letras confecionais, “olhos puxados” em maquiagem e andar cambaleante movido a drogas e álcool, está é Amy Winehouse, que chega ao Brasil neste mês para as primeiras apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Recife.

Amy é uma cantora e compositora talentosa, de grande sensibilidade e compreensão das dores da alma humana, materializadas em canções e infelizmente regadas a abusos de drogas, que só atrapalham a sua carreira. Com cinco Grammies e 12 milhões de cópias vendidas com o CD Back to Black, de 2006, Winehouse não procura escândalos para se promover, ela escreve sobre seus problemas pessoais de forma autobiografica. Sua famosa canção Rehab faz referência explícita a isso: “Eles tentaram me mandar para a desintoxicação/mas eu disse ‘não, não, não’ ”. Pena que sucumba a eles e acabe por minar seu próprio sucesso.

Em 2003, lançou seu primeiro CD, Frank, provavelmente um tributo a Frank Sinatra (que constava na lista de agradecimentos). Este primeiro álbum tinha uma atmosfera jazzística, com acordes complexos e outras referências do gênero como os scats, improvisos vocais comuns em divas como Ella Fitzgerald e Sarah Vaughan. Em Back to Black, que a tornou reconhecida mundialmente, o próprio título do CD já introduziria a sua volta à Black Music, Amy costumava ouvir e teve grande influência de cantoras negras americanas dos anos 60, como as Supremes e as Marvelletes. A sonoridade mais direta, buscada por Amy no segundo álbum, também ajudaria a dar maior peso aos versos. Letras confecionais em tom rebelde e amargurado, amores não correspondidos “bebidos” ao extremo a tornaram célebre, e o público acreditou e comprou suas idéias. O “Amy way of life” (estilo de viver de Amy) acabou se tornando popular, atraindo fãs e curiosos.

A inglesa continua pop, mesmo com uma lacuna de quarto anos sem gravar, e vem ao Brasil pela primeira vez com shows lotados. Critica de público e da imprensa especializada, Winehouse é capaz de se reinventar e gravar ótimos novos discos ou de recair às drogas e relembrar histórias de astros da música que morreram ainda jovens. Resta aos fãs brasileiros aproveitar sua tão esperada turnê e torcer pela primeira opção.
 

Bruna é cantora, compositora e jornalista


10/01/2011

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "062303" no campo ao lado.
 
  

 

  Bruna Repetto

Bruna Repetto é cantora, compositora e jornalista. Gaúcha de Porto Alegre, Bruna se interessou desde cedo por música. Aos 5 anos, já passava as tardes cantando na casa de uma vizinha pianista. Aos 18 anos, iniciou seus estudos de canto erudito e fez parte do coral da OSPA - Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Em 2000, Bruna viajou para Boston – EUA para estudar jazz na renomada universidade Berklee College of Music. De volta ao Brasil, terminou a faculdade de jornalismo na universidade PUCRS e mudou-se para São Paulo. Em 2006, graduou-se em música pela Faculdade Souza Lima & Berklee e foi convidada para lecionar canto no Conservatório de Música Souza Lima. Em 2010, depois de oito meses de trabalho como produtora, compositora e intérprete, lançou seu álbum de estréia chamado Em Movimento. Além do trabalho autoral, Bruna compõe trilhas sonoras e material publicitário. Recentemente, a cantora gravou com o violonista e compositor da Bossa Nova, Roberto Menescal, um álbum lançado no Japão. Como jornalista cultural, faz colaborações para o Jornal do Brasil e Zero Hora. É idealizadora do curso Música:hobby, profissão ou negócio? Tudo o que você sempre quis saber e não tinha a quem perguntar. Em 2011, lança seu primeiro livro pela Edipuc, chamado Quando a música entra em cena. Atualmente, está em produção do seu próximo projeto musical.

brunamr@hotmail.com
www.brunarepetto.com/
www.facebook.com/pages/Bruna-Repetto/207586755949882?ref=hl


Colunas de Bruna Repetto:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na