artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Teatro

Qual é a importância do corpo ideal?
Melissa Osterlund


Tema atualíssimo, polêmico e atemporal: são essas as principais características do espetáculo “Dona Gorda”. Com direção de Paulo Guerra, texto de Lisiane Berti e Marcelo Vázquez e magistral atuação de Lúcia Bendati, o monólogo, que estreou em Fevereiro de 2003, conta a história de Cláudia, uma mulher solteira em busca do amor e do corpo ideal. Como o nome do espetáculo já sugere, a personagem vive o drama de estar fora dos padrões de beleza – acima do peso –, não conseguindo usar roupas que, segundo ela, serviam uma semana atrás.

Ao começar a se preparar para o casamento da melhor amiga, Cláudia trava mais uma luta contra as balanças (sim, ela utiliza diversas, dando um tom de humor ao misticismo que demonstra quanto à eficiência delas), fato que aumenta sua angústia. Entre “pulsações” de seu estômago – que, constantemente, “pede” comida – e lembranças amargas do namorado que a deixou, Cláudia, conforme o dia passa, tenta vencer a barreira que exclui “gordinhas” como ela da sociedade, considerando que deve ser “ela mesma”, sem preocupar-se com a opinião alheia. Mas é só retornar a vontade de comer que ela entra em desespero novamente e “ataca” a geladeira.

“Dona Gorda suscita muita identificação com a platéia, pois somos uma legião de insatisfeitos. Vivemos em um sistema bombardeado por padrões, de todos os tipos, e quem foge a eles tem que aprender a lidar com esta ‘inadequação’. Uns sofrem mais; outros, menos”, diz Lúcia Bendati.

O final da peça é feliz, reafirmando que, apesar de a maioria das pessoas ter preconceito contra indivíduos acima do peso – mesmo que quase inconsciente –, sempre haverá alguém que enxerga o real valor do outro, visto que o essencial é ter bom caráter e bom coração.

A atriz, que comemora o sucesso da temporada de “Dona Gorda” no Porto Verão Alegre 2008, estreará no próximo dia 22 “Rainha do Lar”, outro monólogo também dirigido por Paulo Guerra, na programação do Porto Verão.

30/01/2008

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "523902" no campo ao lado.
 
  

 

  Reportagens

As reportagens especiais do Artistas Gaúchos são feitas pela equipe do portal. Se você gostaria de cobertura para seu evento (lançamentos, espetáculos, festivais), envie release para o editor.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Reportagens:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na