artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Literatura

A Perda de um Grande Escritor
Suely Braga

Hoje, para mim, foi um dia muito triste.
O Rio Grande do Sul está de luto pela perda de nosso maior escritor, Moacyr Scliar.
O único escritor gaúcho que galgou as escadas da Academia Brasileira de Letras.Assentou-se na cadeira número 31.

Moacyr Scliar nasceu em Porto Alegre em 1937. Foi autor de mais de oitenta livros abrangendo vários gêneros: romances, contos, crônicas, ensaios e ficção infanto-juvenil. Muitos deles foram publicados nos Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha, Portugal, Suécia, Argentina, Colômbia, Israel e outros países, com grande repercussão da crítica. Recebeu muitos prêmios. Prêmio Jaboti em 1988, 1993 e em 2009. Prêmio Pen Clube do Brasil em 1990 e muitos outros. Formou-se em medicina em 1962, especializando-se em saúde pública. Viajava frequentemente tanto
no país como no exterior para congressos e conferências. Em 1993 e 1997 foi professor visitante na (Brown University - Departament for portuguese and Brasian Studies, nos Estados Unidos). Foi colunista dos jornais Zero Hora e Folha de São Paulo Colaborador de vários órgãos de imprensa no país e no exterior.

Moacyr Scliar era um portento em sabedoria e de uma simplicidade incomparável.

Conhecedor profundo da Bíblia, baseava muitas de suas histórias nas histórias bíblicas como: A mulher que escreveu a Bíblia, Os vendilhões do templo e Manual da Paixão Solitária, em 2009. Perguntei-lhe por que ele era o único escritor gaúcho que escrevia sobre a Bíblia. Ele me respondeu que a Bíblia tem as histórias mais bonitas.

Fiz uma oficina de crônicas com ele, em Porto Alegre e pude testemunhar o seu imenso cabedal de conhecimento e sua simplicidade.

Esteve várias vezes em Osório, nas Feiras de Livro para palestras, bate-papos e foi Patrono uma vez.
Na nossa última Feira, em novembro-dezembro, esteve presente proferindo uma palestra. Tirei fotos com ele e autografou meu livro: Histórias para (quase) todos os gostos, livro de contos lançado na 56ª Feira do livro de Porto Alegre.

Estava agendado para ser Patrono da Feira de Capão da Canoa, na Páscoa. Sua presença no Litoral Norte era constante. Foi Patrono da Feira do Livro de Tramandaí, da Feira do Balneário Pinhal.
Certa vez, numa entrevista na televisão, afirmou que sempre, quando era convidado e sua agenda permitisse, comparecia em qualquer cidade, mesmo cidades pequenas. Ia fazer palestras nas escolas, porque gostava muito de conversar com os jovens.

Sempre tive uma grande admiração por Moacyr Scliar pelo grande escritor que era, pela sua simplicidade e pelo maravilhoso ser humano que tinha uma grande preocupação com o socila.
O último livro dele que li foi “História para (quase) os gostos“, de contos, que comprei na 56ª Feira do livro de Porto Alegre, lançado em 2010. São contos que variam sobre os mais diferentes assuntos: animais, viagens, relatos de futebol, cinema, profecias, temas bíblicos, gente famosa, histórias com detalhes eruditos. São pequenos recortes do cotidiano feitos de grande literatura, fluindo pela escrita, sua escrita.

A Literatura brasileira e gaúcha ficou mais pobre e com uma grande lacuna com o desaparecimento do imortal escritor Moacyr Scliar.


05/01/2011

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "310710" no campo ao lado.
 
  

 

  Resenhas

As resenhas pubicadas no portal Artistas Gaúchos são de inteira responsabilidade dos articulistas. Se você deseja enviar um texto, entre em contato com o editor do portal. Não é necessário estar cadastrado no portal para enviar resenhas e a veiculação ou não é uma escolha editorial.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Resenhas:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na