O jornalista ARCHIMEDES FORTINI faz sinal de positivo, ao embarcar no bonde elétrico que faria a última viagem pelos trilhos da cidade. Na porta agarrado ao balaústre, ainda no chão, o prefeito municipal na época Eng. TELMO THOMPSON FLORES. De costas, bem à direita na foto de camisa escura, o então diretor presidente da Carris Engº TELMO JOSÉ BINS.
A contribuição da Carris com o transporte coletivo da capital, inicia em 1865, com a circulação de um bonde de madeira que andava sobre trilhos também de madeira. Já em 04 de janeiro de 1873, oito anos depois, circulou o primeiro bonde puxado a burro. Nesta ocasião, os trilhos instalados já eram de ferro. Foi em 10 de março de 1908, que o primeiro bonde elétrico transitou pelos trilhos da cidade. O jornalista Archymedes Fortini, a convite de Caldas Júnior, iniciou suas atividades no Correio do Povo em 1907. No ano seguinte, o jovem jornalista com 20 para 21 anos de idade, acompanharia as solenidades da inauguração do serviço de bonde elétrico na capital gaúcha.
Faltando dois dias, para completar sessenta e dois anos daquele marco inicial, e depois de acompanhar uma época importante da colaboração da Companhia Carris Porto Alegrense com o transporte coletivo, lá estava novamente o jornalista Archymedes Fortini, agora com oitenta e dois anos, acompanhando a derradeira viagem do bonde elétrico pelas ruas de Porto Alegre.
Várias autoridades acompanharam esta última viagem, entre eles, o prefeito municipal eng. Telmo Thompson Flores acompanhado de assessores, o diretor presidente da Carris, eng. Telmo José Bins e o diretor industrial eng. José Vanário Mistrello. Os bondes circularam naquele 8 de março sem cobrar passagens, transportando a comunidade naquele momento histórico, encerrando um período que marcou a sua época.
O jornalista Archymedes Fortini faleceu em 13 de junho de 1973 (nasceu em 28 de julho de 1887), três anos e três meses após ter realizado a última viagem do bonde elétrico, e faltando um mês e meio para completar a idade de oitenta e seis anos.
Arquivo pessoal de CELSO GONZAGA PORTO
Professor e escritor. Na época da última viagem, 08 de março de 1970, trabalhava como Técnico Industrial na Carris, e acompanhou a última viagem, fazendo uma reportagem fotográfica pessoal.
12/06/2011
Compartilhe
Comentários:
Celso,
Eu sou o menino loiro de camiseta listrada, que está mais ou menos no centro da foto, com o rosto sombreado.
Um abraço.
Carlos Carlos Guilherme Allgayer, Porto Alegre/RS16/04/2012 - 00:15
Por favor Allgayer, se não se opor, gostaria que se identificasse na foto. Tenho mais fotos que bati neste dia e quem sabe, possas aparecer em outras.
Um abraço.
Celso Celso Gonaga Porto, Cachoeirinha02/04/2012 - 22:34
Nossa ! Acabo de me descobrir nesta foto como testemunha deste fato na história de nossa querida cidade. Eu tinha 11 anos e estava lá na última viagem de bonde em Porto Alegre. Carlos Guilherme Allgayer, Porto Alegre/RS26/03/2012 - 10:50
Andresa.
Não tenho orkut. Terei o máximo prazer em colaborar contigo, para isso, nosso contato pode ser pelo meu e-mail; cgporto@ig.com.br.
Um abraço.
Celso Celso Gonzaga Porto, Cachoeirinha28/11/2011 - 11:22
Olá Karin.
Fiquei satisfeito em ver a sua mensagem. Estive junto ao seu avô naquela última viagem dos Bondes (8/mar/70), ocasião em que fiz uma reportagem fotográfica que guardo em meu arquivo particular. Aliás, presenteei a Carris com uma cópia deste trabalho. Devo ter entre as fotos quem sabe mais uma ou duas de seu avô. Caso queiras receber esse material,por favor, me envia teu e-mail que terei grande prazer em colaborar para as lembranças do teu avô.
Um abraço.
Celso Gonzaga Porto Celso Gonzaga Porto, Cachoeirinha16/06/2011 - 07:55
Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.
Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.