artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Escrita

A internet e a literatura
Suely Braga

No século XXI, onde impera a robótica e a informática, o mundo entra em nossas casas, através da telinha da televisão e da internet. O planeta torna-se uma aldeia global. Desaparecem as cartas. Em seu lugar ficaram os telefones celulares, que se multiplicam aos milhões.

Hoje, através da internet: dos e-mails, dos sites, dos orkuts, dos twitter podemos inteirar-nos de todas as notícias e por meio das redes sociais: facebook e conquistamos quantos amigos virtuais quisermos.

A literatura, acompanhando a época do corre corre, em que as pessoas são privadas de tempo, transformou-se para acompanhar a situação atual dos leitores.

Tornou-se moda os pequenos poemas, os contos, as crônicas, os minicontos, os poetrixs, os haikais, as colunas nos diversos sites.

É claro que continuam os romances longos, romances históricos de autores importantes, ou não. Livros que carregamos na bolsa e podemos ler no ônibus, nos bancos de praça, nos consultórios, nos laboratórios, em qualquer lugar que estejamos.

As editoras estão também compilando os clássicos da literatura mundial em pequenos compêndios, práticos para a leitura.

Mas a internet tem também algumas desvantagens. Os jovens estudantes do ensino médio e universitários muitas vezes copiam textos inteiros, assinando-os como se fossem deles. Não é pesquisa, é cópia integral. Outros usam nomes de grandes escritores como: Mário Quintana, Carlos Drumonnd de Andrade Luis Fernando Veríssimo, Marta Medeiros em textos e ppss que não são de sua autoria. Precisamos estar alertas.

Através da internet difamam-se pessoas, especialmente políticos. Redige-se e-mails difamatórios usando nossos nomes. Difunde-se a pedofilia através da internet.

Os pais devem ter cuidado e se interarem dos programas que seus filhos participam. Deve haver um controle para que as crianças e adolescentes não sejam enganados.

Assim, a internet pode ser usada para o bem e para o mal. Como excelente fonte de comunicação e pesquisa, mas também como fonte de propaganda enganosa e perniciosa, criando sérios problemas.

06/08/2018

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "474312" no campo ao lado.
 
  

 

  Suely Braga

Suely Eva dos Navegantes Braga é de Santo Antonio da Patrulha, RS. Foi para Osório ainda menina, onde resido até hoje. Pós-graduada em Orientação Educacional pela PUCRS, em Porto Alegre. Lecionou Língua Portuguesa e Literatura em várias escolas da cidade. Quando terminou o Curso de Orientação Educacional, passou a ser orientadora nas mesmas escolas. Sempre escreveu textos sobre educação e política, poesias em revistas e jornais. Depois de aposentada, se dedica à Literatura, escrevendo contos,crônicas e poesias. Em 2007, lançou seu primeiro livro de contos e crônicas: OS ÚLTIMOS ACORDES DO CONCERTO. Participou de Antologias e Coletâneas a nível estadual e nacional e escreve em vários sites na internet: Recanto das Letras, Para ler e pensar, Artistas Gaúchos, Litoral mania.

suelybraga9@gmail.com
www.sonhadorasuelybraga.blogspot.com


Colunas de Suely Braga:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na