A peripécia é um incidente vivido por um personagem, sempre. Significa a mudança brutal de um enredo de uma hora para outra. O personagem tem seu destino mudado repentinamente, da água para o vinho. A peripécia é muito utilizada na poética. O pós-modernismo se utiliza muito da peripécia, eles são mais fascinados por peripécias do que criança por doce. Chegarei lá, explico mais a diante.
O brasileiro convive com muitas peripécias. Criou o SUS e demais serviços públicos pensando no bem, mas o princípio da felicidade passou a ser da infelicidade. É consenso nacional afirmar que os serviços públicos em nosso país são de péssima qualidade. Houve inversão na jogada. Os técnicos mandaram mal, mas a intenção deles foi boa. Acredito.
Por que será que as melhores teorias passam a ser as piores práticas? O Brasil teórico é diferente da do prático. O Brasil está cheio de ideias. O que não falta é cara apontando dez soluções para acabar com problemas sociais. Algumas ideias nem vão para o papel. Ficam mortas na mente. E quando aprovadas, o que acontece? Tornam-se ineficazes. Claro, nem tudo é assim, até porque toda a regra em sua exceção. Mas a teoria, neste caso, é bem melhor do que a prática.
O pós-modernismo deixa que façamos de nossa mente o que nós quisermos. É o movimento mais democrático que existe. Existem, no mundo, duas escolhas, duas opções. Ou vamos para um lado, ou vamos para outro. Com o pós-modernismo o jogo muda, há várias possibilidades e maneiras de escolhas, quebrando as regras do jogo, a lei é livre, não existindo lógica. Muitos pintores pós-modernos se drogavam, com alucinógenos, para pintarem seus quadros. Eles deliravam e faziam rabiscos enlouquecedores.
Como nem tudo é perfeito, só nos resta sonhar com as peripécias pós-modernas. Por favor, não me acordem.
20/06/2011
Compartilhe
Comentários:
Oi,Ana,uma da minhas autoras preferidas.
Está ótimo teu texto.Gosto muito de tudo o que escreves .Sou tua fã.Tens me ajudado muito.Acho que´és uma pessoa sempre disponível a ajudar.Isto é muito bacana.Dás sempre um esclarecimento,não deixa a gente sem resposta.
Muitos beijos da amiga
Suely
Suely Suely Braga, Osório RS29/06/2011 - 17:24
Envie seu comentário
Preencha os campos abaixo.
Resenhas
As resenhas pubicadas no portal Artistas Gaúchos são de inteira responsabilidade dos articulistas. Se você deseja enviar um texto, entre em contato com o editor do portal. Não é necessário estar cadastrado no portal para enviar resenhas e a veiculação ou não é uma escolha editorial.
Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.