artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Música

Rock de Galpão faz show repleto de sucessos, mas com novidades
Guilherme Wunder

Existem bandas que contam com uma tradição: de tempos em tempos fazem temporadas ou apresentações duplas no Teatro São Pedro. Isso é uma honra e já coloca o artista em outro patamar. Não é qualquer um que entra no mais tradicional espaço cultural de Porto Alegre. Foi isso que vi no final do mês de agosto, quando estive no show do Rock de Galpão.

Para quem desconhece, é necessário recapitular. Lá no passado, quando comecei o Blog do Wunder (final de 2013, início de 2014), tive o privilégio de conhecer os músicos em um show na Redenção. Depois disso os vi no Shopping Total e, por último, em 2014, acompanhei os ensaios que antecederiam o projeto que o Rock de Galpão gravou na região das missões.

São alguns anos acompanhando de perto esses artistas e vendo o amadurecimento do grupo. Foram transições que passaram e fizeram com que o projeto chegasse no nível que está hoje. Músicos mudaram e o grupo conseguiu se manter e estabilizar após a saída de Neto Fagundes (no primeiro DVD ele está em todas as músicas e agora faz apenas participações especiais).

Digo isso tudo para dizer que o show que eles fizeram no São Pedro foi de uma maturidade que ainda não tinha visto – e olha que fui em alguns shows deles já. Os músicos seguem muito bem afinados e confortáveis no palco. Os destaques são Guilherme Gul e Rafa Schuler, que se destacam pelo talento que tem em seus instrumentos. Raros são os artistas nesse nível.

Obviamente que isso não desmerece o trabalho do restante do grupo, que se encontra em uma de suas formações mais consistentes dentro do palco. Tiago Ferraz esbanja simpatia e inclusive subi no palco para uma brincadeira em ‘Eu reconheço que sou um grosso’. Tudo estava muito bem alinhado para que fosse uma excelente apresentação. E foi.

No setlist estiveram músicas de todos os álbuns lançados. Entre as participações estavam Hique Gomez, Neto Fagundes e João Triska. Além de invernadas de dois CTG’s. Foram diversos os pontos altos do show, mas talvez o mais surpreendente tenha sido a apresentação da primeira música autoral do Rock de Galpão. Isso mesmo, a primeira música inédita no projeto.

Pouco se sabe sobre ela ainda e onde ela estará no futuro. O projeto tem como o seu forte fazer releituras de clássicos do nosso cancioneiro, então ainda está núbio o futuro desta canção. Se esse novo projeto será de músicas inéditas compostas por tradicionalistas, se são canções deles e como será esse filtro para saber que canção é do Rock de Galpão ou da Estado das Coisas.

Para quem desconhece, Estado das Coisas era o nome da banda antes do projeto Rock de Galpão surgir. Nesse grupo havia álbuns lançados com os mesmos membros do Rock de Galpão, mas que acabaram perdendo espaço com o sucesso e a demanda que o Rock de Galpão tem na rotina destes músicos que hoje rodam a América do Sul com esse projeto.

Foi um excelente show para relembrar os clássicos do cancioneiro gaúcho em uma nova roupagem e colocar uma pulga atrás da orelha sobre o futuro do Rock de Galpão. Espero que seja promissor para todos que gostam de uma boa música, independente do seu gênero e origem. Viva a música de qualidade.

05/10/2019

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "585412" no campo ao lado.
 
  

 

  Guilherme Wunder

Jornalista e especialista em criação e produção de conteúdos digitais, Guilherme Wunder é editor do blog que leva sua marca, responsável pelo espaço Filmes d'A Semana - coluna semanal sobre cinema no Jornal A Semana, onde também é setorista de cultura -, além de já ter colaborado para projetos como RockGaúcho.com, Hoje é Dia de Rock Guri e 3 Sagas.

guilherme-ws@hotmail.com
blogdowunder.blogspot.com.br


Colunas de Guilherme Wunder:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na