artistasgauchos












Resenha

O que nos empurra a viver
André Rodrigues da Silva

Ao digitar no Google a palavra “escândalo”, encontramos as seguintes definições : 1. fato ou acontecimento que contraria e ofende sentimentos, crenças ou convenções morais, sociais ou religiosa estabelecidas. 1.2. indignação, perplexidade ou sentimento de revolta provocados por ato que viola convenções morais e regras de decoro. Ou seja, é uma palavra bastante polêmica.

O poeta Affonso Romano Sant’Anna, em seu livro “A vida é um escândalo” (Rocco,2017), revestiu seus poemas com um verniz de crônica. Digo isso pelo fato dele ser um astuto observador da sociedade. São poemas que embora estejam em versos, carregam a escrita em prosa e muito bem detalhada.

Mais do que gerar sentimentos, Sant’Anna nos provoca, empurrando-nos a olhar o Brasil e a cidade do Rio de Janeiro não com os braços abertos e acolhedores do Cristo Redentor, mas com um insulamento e determinismo característico de uma lagoa, como a Rodrigo de Freitas, que mesmo sendo conhecida como o “coração da cidade”, recebe diariamente as suas excreções: complexas e repletas de problemas.

Embora alguns poemas tenham sido escritos desde uma cobertura em Ipanema, Affonso Romano não nos deixa nenhum teto e proteção, nem tampouco uma vista agradável e edílica. Muito pelo contrário, revela-nos um cotidiano de alguém que já não sorri para qualquer coisa. Mas nem por isso podemos pensá-lo como um “muro das lamentações”, embora haja versos tão polissêmicos quanto salmos, não de uma Bíblica, Alcorão ou Tora, mas de um livro de memórias de quem viveu muito e acredita que tem algo a nos contar.

A poesia tem dessas coisas. Ela é precisão, potência e ressignificação. Affonso Romano Sant’Anna é ironia, chamamento e indagação. Esse “respiro” para a leitura, perante a clausura do nosso dia a dia, muitas vezes é o que nos empurra a viver. Alucinado, eu? Não. Apenas fui tocado, e desejo-lhe, caro leitor ou leitora, que aceite essa minha provocação como um convite. A vida é um escândalo!


André Rodrigues da Silva é Gerente de Patrimônio e Memória na Secretaria Municipal de Cultura de Ourinhos (SMC), Licenciado em História (UNESP) e Especialista em Gestão Pública Municipal (UEPG) e Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (SENAC-SP).

12/08/2021

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "333109" no campo ao lado.
 
  

 

  Resenhas

As resenhas pubicadas no portal Artistas Gaúchos são de inteira responsabilidade dos articulistas. Se você deseja enviar um texto, entre em contato com o editor do portal. Não é necessário estar cadastrado no portal para enviar resenhas e a veiculação ou não é uma escolha editorial.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Resenhas:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Projeto desenvolvido pela Metamorfose Cursos e Editora - contato@metamorfosecursos.com.br






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações