Escrita
"A novela é a história de um personagem, o romance é a história de um assunto": as diferenças entre novela e romance
Marcelo Spalding
Para quem deseja escrever narrativas longas, é importante saber a diferença entre dois gêneros que são comumente confundidos: a novela e o romance. Entender que há essa divisão, entender o que a gente está fazendo enquanto autor, vai ajudar vocês a finalizar e a escrever uma narrativa longa.
Se preferir, confira o vÃdeo sobre o assunto:
VIDEO
Podemos pensar em cinco aspectos para diferenciar esses dois gêneros: extensão, núcleos narrativos, complexidade dos personagens, final e diálogos/vozes.
É uma ideia comum pensar que o romance se difere da novela, principalmente, pela quantidade de páginas, no entanto o fato do romance ser mais extenso, em geral, acima de 150, 200 páginas, é uma consequência da sua forma, é uma consequência da sua estética.
Um dos principais pontos para se atentar acerca da distinção é em relação aos núcleos narrativos. O conceito de núcleo narrativo se dá a partir de um protagonista e dos personagens secundários à sua volta, no qual ele tem um problema que deve ser solucionado ao longo da trama. Esses núcleos, cada um deles tem os seus conflitos, tem os seus protagonistas, tem os seus dilemas. No romance, geralmente, há mais de um núcleo narrativo, enquanto a novela abarca apenas um núcleo bem desenvolvido e, caso haja outros, esse são menores e acontecem em função do protagonista.
A complexidade dos personagens, ou melhor, a quantidade de personagens complexos, é um fator determinante para discernir o romance da novela (e vice-versa). A presença de personagens mais profundos e multifacetados é maior no romance, enquanto a novela se encarrega de retratar as "vÃsceras" apenas de um ou dois personagens (um par). O personagem complexo é um personagem mais completo, ele precisa de mais espaço para se desenvolver.
O final do romance, curiosamente, não é o ápice. É um enfraquecimento [momento de reorganização], o romance tem seu o ápice um pouco antes do final. Já a novela, derivada da tragédia, tem o clÃmax como ponto alto da narrativa, em seu encerramento, caracterÃstica que a assemelha ao conto. Deve-se fazer oficinas e estudar as técnicas do conto porque elas vão ser muito úteis para desenvolver suas novelas.
O último aspecto a se considerar, os diálogos, as vozes, parte do conceito de polifonia do filósofo e teórico, Mikhail Bakhtin. O romance possui diversas vozes ativas em sua narrativa, seja pelos diálogos, alternância de narrador, ou até pela presença de outros gêneros textuais no próprio romance (notÃcias, poemas, cartas, etc.). A novela, por sua vez, não possui toda essa multiplicidade: pensando a novela como história de um personagem, nós vamos ter a voz do personagem; ele vai dialogar, é claro, mas o espaço narrativo, o espaço discursivo principal está com o protagonista.
O estudo de conceitos literários e da escrita é essencial para quem deseja embarcar não apenas na escrita de narrativas longas, mas também de outros gêneros textuais.
14/08/2023
Comentários:
Envie seu comentário
Preencha os campos abaixo.
Marcelo Spalding
Marcelo Spalding é professor, escritor com 8 livros individuais, editor de mais de 80 livros e jornalista. É pós-doutor em Escrita Criativa pela PUCRS, doutor em Literatura Comparada pela UFRGS, mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS e formado em Jornalismo e Letras.
Colunas de Marcelo Spalding:
Selecione
Vale a pena participar de Bienais do Livro? (18/09/2024) O uso de pseudônimos para o escritor (04/07/2024) O que faz um livro ter êxito em concursos literários (05/10/2023) "A novela é a história de um personagem, o romance é a história de um assunto": as diferenças entre novela e romance (14/08/2023) O ChatGPT e a Escrita Criativa (01/07/2023) Imparcialidade: utopia ou compromisso social? (09/06/2023) Novas voltas em torno do umbigo (02/01/2023) Entrevista com Marina Mainardi, vencedora do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica - Narrativa Longa de Fantasia (03/11/2022) 4 dicas para desbloqueio criativo (15/01/2022) Cursos de escrita on-line ao vivo — 13 dicas para aproveitar ao máximo (20/06/2021) Como funcionam, o que diferencia e como escolher um curso online (17/05/2021) A ambientação em textos futuristas (10/07/2020) A ambientação em textos históricos (10/05/2020) O nome das personagens (10/03/2020) A personagem mais importante de um texto (04/01/2020) Literatura e interatividade: os ciberpoemas (04/10/2019) Politicamente correto ou potencialmente ofensivo? (09/05/2019) Narrador e foco narrativo (12/01/2019) Capacidade de expressão X capacidade linguÃstica (26/05/2017) A personalidade linguÃstica e os diálogos (19/04/2017) Reaprender a olhar OU a praga dos celulares em shows (26/01/2017) Expansão ou expanção: por que um erro de ortografia cometido por um grande shopping é, sim, preocupante e grave (27/12/2016) O maior desafio do mercado editorial não é a distribuição (05/08/2016) “Temos de discutir sobre o que queremos com e dos nossos livros” (24/06/2016) “Uma escola sem biblioteca é uma escola mutilada” (17/03/2016) Os direitos do leitor (17/03/2016) "Uma única professora, comprometida e bem informada, salva a leitura numa escola" (05/02/2016) "A Literatura é um Poderoso processo de Humanização" (19/01/2016) José Saramago X Paulo Coelho (10/01/2016) Teoria da Literatura e Criação Literária (17/12/2015) Por que não tenho leitores, ouvintes, público? (29/05/2015) Por que insistir na carreira de escritor? (01/03/2015) A Feira do Livro de POA é muito mais que a Feira (03/12/2014) Oficina literária é como uma aula de piano, se aprende técnicas (01/12/2014) Para que servem oficinas literárias? (07/10/2014) A difÃcil diferença entre cultura, arte e entretenimento (26/07/2014) O mercado editorial sob a ótica dos escritores VII: escritora de Caxias mostra a força da literatura fora das capitais (20/06/2014) O mercado editorial sob a ótica dos escritores VI: "O importante sempre é o caráter do escritor e a qualidade de seus livros" (17/06/2014) O mercado editorial sob a ótica dos escritores V: "Sem o mediador, a leitura não se estabelece como valor e desejo" (12/06/2014) O mercado editorial sob a ótica dos escritores IV: A leitora que virou professora que virou escritora (10/06/2014) O mercado editorial sob a ótica dos escritores III: a escritora que conhece e-books como poucos também quer publicar em papel (06/06/2014) O mercado editorial sob a ótica dos escritores II: "Não me sentiria um escritor sem ter o meu nome impresso numa capa" (04/06/2014) O mercado editorial sob a ótica dos escritores (27/05/2014) O desafio de publicar (21/02/2014) Dicas para a criação de personagens na ficção (26/07/2013) Sobre a crÃtica ao texto (20/04/2013) A literatura infanto-juvenil que vem de longe (28/01/2013) Contos Gauchescos chega ao cinema (21/11/2012) 3 dicas do mestre Assis Brasil para a escrita criativa (25/10/2012) Literatura, Interação e Interatividade (24/08/2012) Uma nova forma de captação para projetos culturais (17/07/2012) O Guia Prático do Português Correto da L&PM (17/06/2012) O fim do livro didático (28/05/2012) Contra a Cavalgada do Mar (22/02/2012) A capacidade de expressão e o ensino de lÃngua portuguesa (02/02/2012) Entrevista com Jane Tutikian, patrona da Feira do Livro de POA (10/11/2011) O certo e o errado no ensino da LÃngua Portuguesa (07/06/2011) Yes, nós queremos preservar a lÃngua portuguesa (16/05/2011) História da leitura (VI): o iPad aponta o futuro? (14/04/2011) História da leitura (V): o livro na Era Digital (14/04/2011) História da leitura (IV): a ascensão do romance (11/04/2011) História da leitura (II): o códice medieval (10/04/2011) História da leitura (III): a imprensa de Gutenberg (07/04/2011) História da leitura (I): as tábuas da lei e o rolo (17/03/2011) Escritora fala sobre a vida literária em Osório (31/01/2011) O livro Toy Story para iPad: uma revolução? (07/01/2011) Prêmios, panelinhas, tapinhas nas costas e afins (13/12/2010) A contÃstica madura de Cleci Silveira (15/11/2010) Autobiografia de um ex-negro (31/10/2010) Por que os artistas devem dar seu trabalho de graça (27/09/2010) Luiz Antonio de Assis Brasil (08/09/2010) A quem interessa uma sociedade alienada? (31/08/2010) O fim do livro? (16/08/2010) Uma novela para ler de graça (20/02/2010) O videogame de Ricardo Silvestrin (25/12/2009) A arte de narrar a História (25/11/2009) Um papo histórico com Affonso Romano de Sant'Ana e Marina Colasanti (09/11/2009) Pelo fim do complexo de vira-latas (20/10/2009) Pelo fim do complexo de Vira-Latas (03/10/2009) O Guri de Uruguaiana (25/09/2009) Como será a literatura na internet? (16/09/2009) Cravo e Rosa para adultos e crianças (07/09/2009) Literatura e interatividade: do Jogo da Amarelinha ao Jogo do Chá (27/08/2009) A cauda longa dos artistas somos nós (11/06/2009) Quanto custa rechear seu CurrÃculo Lattes (05/03/2009) A Criação em tempos de Crise (19/02/2009) Dicas da semana para o Porto Verão Alegre IV (12/02/2009) Dicas da semana para o Porto Verão Alegre III (06/02/2009) Dicas da semana para o Porto Verão Alegre IV (06/02/2009) Dicas da semana para o Porto Verão Alegre II (30/01/2009) Dicas da semana para o Porto Verão Alegre I (22/01/2009) E a Turma da Mônica cresceu (15/01/2009) Aperte o play (14/01/2009) Ideia acordou sem acento (05/11/2008) Literatura é coisa pra jovem? (03/09/2008) Literatura é coisa para jovem? (03/09/2008) O inventário da dor de Lya Luft (24/06/2008) Geração Coca Zero (12/06/2008) Palavras e silêncio ao espelho (20/05/2008) Ideia acordou sem acento (11/05/2008) Literatura vira motivo de festa (26/03/2008) Olhos de morcego para enxergar além (13/03/2008) Burguesinha, burguesinha, burguesinha, burguesinha (06/03/2008) Preconceito LingüÃstico no Romance Cidade de Deus (10/02/2008) Cartas a um jovem escritor (28/01/2008) O que a greve dos roteiristas tem a nos ensinar (09/01/2008) Literatura policial ou literatura bandida? (03/01/2008) Por detrás dos números (24/12/2007) Sobre a milésima segunda noite (16/12/2007) Qual é, afinal, a melhor idade? (27/11/2007) Com a palavra, as gordas, feias e mal amadas (20/11/2007) Poder, sexo e fé na história dos vendilhões (20/11/2007) Escrever não é trabalho, é ofÃcio (20/11/2007) Sexo, drogas e rock'n'roll (13/11/2007) Livros do bem e do mal (13/11/2007) Um Jabuti para o miniconto (12/11/2007) Micronarrativa e pornografia (21/03/2006) O desafio de publicar (24/01/2006)
Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.