artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

Reflexão

O Tempo e o Vento
Tomaz Fantin de Souza

Estou lendo O Tempo e O Vento pela terceira vez.

Em 2001 eu estava me preparando para o vestibular. “Ana Terra” ou “Um Certo Capitão Rodrigo” costumavam cair na UFRGS e, depois da leitura obrigatória, segui até o final.

Em 2012 eu tinha começado como professor no Instituto Federal. Pegava o D43 até o Campus do Vale, onde fazia doutorado, depois o D43 de volta até o Mercado Público, daí o Trensurb até Sapucaia e depois a volta até o Utopia e Luta. Nas quase 4 horas diárias de transporte público li O Continente e O Retrato. Depois nas férias O Arquipélago. Agora, em 2023, já estou na metade da Parte 2, O Retrato.

Acho que o Érico Veríssimo escreveu a obra definitiva sobre o Rio Grande do Sul através do ângulo das elites, mas mesmo assim ninguém deveria morrer sem fazer esta viagem no tempo que vai do ataque de Portugal e Espanha aos Sete Povos das Missões até o fim do Estado Novo.

Só lembrando que as adaptações para série e filme foram só da Parte 1: O Continente.

Certa feita visitei a casa de Jorge Amado, no Rio Vermelho em Salvador, e encontrei uma carta de Érico para o romancista baiano. Na carta, o gaúcho desmentia a visão romântica do escritor inspirado que bebe cachaça o dia inteiro, viaja, é boêmio e as histórias chegam como milagre em sua cabeça iluminada. Érico contava que em função do esforço dedicado na escrita da trilogia estava com pressão alta e diversos problemas de ansiedade.


20/07/2023

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "565406" no campo ao lado.
 
  

 

  Tomaz Fantin de Souza

Tomaz Fantin é engenheiro mecânico e professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Natural de Vacaria na Serra Gaúcha, mora em São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre. Entre números e letras, em 2020 publicou “Uma Passagem para Bratislava” e, em 2022, o livro de contos “Pássaros me Faziam Chorar”. É cronista dos sites Artistas Gaúchos e Escrita Criativa e já participou de coletâneas de contos e poesias.

tomazfs@yahoo.com.br


Colunas de Tomaz Fantin de Souza:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque

Carreira de Escritor

Escrevendo para redes sociais


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações