Crianças do Asfalto é o terceiro livro individual do jovem Marcelo Spalding. Baseado em teses e dissertações de alunos do CEP-RUA (Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua), do Instituto de Psicologia da UFRGS, e editado pela Casa do Psicólogo, o livro traz onze contos falando sobre personagens aparentemente sem futuro. Se tratar de pessoas que não sabem o que farão nem sabem como lidar com o presente ou o passado já é um desafio para qualquer escritor, retratar crianças cujo presente é sofrido, o passado seria melhor esquecer e o futuro é improvável é uma tarefa no mínimo perturbadora. O Marcelo, escritor, jornalista, empresário, decerto não é hoje o mesmo que era antes de escrever esses contos. Tampouco o será o leitor, que terá nas mãos um texto muito atual e ao mesmo tempo também essencial, porque trata de um problema que está à nossa vista como nunca antes esteve, em qualquer esquina, qualquer viaduto, mas por outro lado apresenta elementos de todos os tempos: amor, solidão, crueldade, dor, luta, compaixão. De que mais precisa a boa literatura senão disto: conciliar o histórico e o eterno, apresentando-os como indissociáveis?
Eu já fiz pesquisa acadêmica, sei a importância que ela tem, mas também sei como transforma tudo em “dados”. E “dados” são necessariamente frios. Daí que o CEP-RUA está de parabéns. Suas teses foram brilhantemente traduzidas para onze contos vivos, palpitantes, comoventes, e assim nós leitores podemos agora ver o rosto daquelas crianças que um dia os mestrandos e doutorandos viram chorar e rir. Podemos ver até mais, e com isso também rir e chorar, seja qual tenha sido o passado ou qual for o futuro, o delas, o nosso, o da humanidade.
18/03/2008
Compartilhe
Comentários:
Adorarei ler esse livro, e ver se consigo por algo dele no meu tcc, que tem como foco a habitação social. Eliane Teixeira Mota, São gabriel/RS10/08/2015 - 16:35
Envie seu comentário
Preencha os campos abaixo.
Literatura Gaúcha
Resenhas e comentários publicados no portal sobre livros de autores do Rio Grande do Sul. Se você deseja enviar uma resenha ou uma obra para ser resenhada, entre em contato com o editor do portal. Não é necessário estar cadastrado no portal para enviar resenhas e a veiculação ou não é uma escolha editorial. As resenhas pubicadas no portal Artistas Gaúchos são de inteira responsabilidade dos autores.
Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.