artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia

FESTIPOA

FestiPoa Literária: melhores momentos
Ítalo Ogliari


Em poucas palavras, negócio é o seguinte: quem passou pelo Festipoa, ocorrido entre os dias 27 e 29 de março de 2008, em pontos estratégicos da capital gaúcha, com certeza não se decepcionou com absolutamente nada. As mesas, organizadas de forma diversificadas, abordaram desde literatura infanto-juvenil, o papel da mídia, criação literária, a questões mercadológicas. E isso tudo recheado com muita pertinência, sempre. Foram três dias em que uma parcela considerável da literatura contemporânea brasileira passou pela cidade.

A mim foi dada a honra de participar de uma mesa no sábado, dia 29, 13:30, na livraria Nova Roma. Comigo estavam Marcelo Spalding, Richard Serraria, Henrique Schneider, Marcelo Benvenutti e Marcelo Cougo. Bate-papo, esse, mediado por Leandro Dóro. Discutiu-se de tudo um pouco. Falou-se do conto (e do miniconto, claro) e seus problemáticos conceitos e definições, cada vez mais difíceis de serem delineados por sinal. Falou-se de crítica nos diversos âmbitos, principalmente do papel da crítica acadêmica e sua possível ou não influência na produção literária. E debateu-se, também, sobre a formação do escritor, o que envolveu as famosas oficinas, não tenha dúvida. Mas não foi só isso: a música esteve presente, e não só colocada em pauta. Falou-se sobre música e ouviu-se música.

Que maravilha!

No entanto, e apesar de tantos momentos bons, os melhores, para mim, foram os apertos de mão, os abraços, os livros trocados e a oportunidade de conhecer aqueles com quem muitas vezes troco e-mails e avisto apenas pelas fotinhos estáticas na tela do computador. Essa sim foi a melhor parte.

Ah, e eu já ia me esquecendo. Debateu-se muita coisa séria durante o primeiro, o segundo e o terceiro dia, mas bebeu-se um bocado durante as noites. Afinal de contas, o FestiPoa foi, como afirma o próprio nome, uma festa, que aguardo ansiosamente a próxima edição.

01/04/2008

Compartilhe

 

Comentários:

Envie seu comentário

Preencha os campos abaixo.

Nome :
E-mail :
Cidade/UF:
Mensagem:
Verificação: Repita os caracteres "240604" no campo ao lado.
 
  

 

  Resenhas

As resenhas pubicadas no portal Artistas Gaúchos são de inteira responsabilidade dos articulistas. Se você deseja enviar um texto, entre em contato com o editor do portal. Não é necessário estar cadastrado no portal para enviar resenhas e a veiculação ou não é uma escolha editorial.

editor@artistasgauchos.com.br


Colunas de Resenhas:


Os comentários são publicados no portal da forma como foram enviados em respeito
ao usuário, não responsabilizando-se o AG ou o autor pelo teor dos comentários
nem pela sua correção linguística.


Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na