Apolinário José Gomes Porto-Alegre
torne-se fã desse artista
Apolinário José Gomes Porto-Alegre (Rio Grande, 29 de agosto de 1844 — Porto Alegre, 23 de março de 1904) foi um escritor, historiógrafo, poeta e jornalista brasileiro. É considerado um dos autores mais importantes do Rio Grande do Sul.
Apolinário Porto-Alegre era filho de Antônio José Gomes Porto-Alegre, inspetor da alfândega de Rio Grande, e de Joaquina Delfina da Costa Campelo Porto-Alegre. O interesse pela literatura também se manifestou em seus dois irmãos: Apeles e Aquiles Porto-Alegre.
Juntamente com um grupo de republicanos e liberais funda, no dia 18 de junho do ano de 1868, na cidade de Porto Alegre, a Sociedade Pártenon Literário, de caráter romântico e regionalista.
A Sociedade começou a publicar, em 1869, um periódico intitulado "Revista Mensal". Foi neste periódico que Apolinário Porto-Alegre começou a publicar seus primeiros trabalhos, como romances, contos, crÃticas, poesias, peças de teatro, etc. A Sociedade durou até o ano de 1880.
Um grupo de autores resolvem abandonar a Sociedade Pártenon Literário, por volta do ano de 1870. Eles decidem, então, criar um novo periódico intitulado Murmúrios do GuaÃba. O foco da publicação era o Rio Grande do Sul, mais especificamente suas história, tradições, literatura, música, entre outros. Apolinário inicia, então, a colaborar com os textos presentes no Murmúrios do GuaÃba, rompendo com o Pártenon Literário. Durante este perÃodo escrevendo, Apolinário, muitas vezes, assumiu os pseudônimos de Iriema ou Bocaccio.
Essa versão de criação da Revista Murmúrios do GuaÃba é dada por alguns autores, porém tal questão não é clara, parecendo mais provável que tenha sido criada para preencher o vácuo deixado pela interrupção temporária da Revista Mensal em dezembro de 1869, ambas utilizando-se de idêntica estrutura na divulgação literária.
Colaborou com o jornal A Imprensa, o primeiro jornal republicano diário do estado, fundado por seu irmão Apeles.
O escritor ainda escreveria para várias revistas e jornais. Destacam-se:
A Reforma;
A Democracia;
A Federação;
Gazeta de Porto Alegre;
Jornal do Commercio;
O Guarani;
O Industrial.
Fonte: Wikipedia
Cadastre-se como seguidor desse artista
Prestigie seu artista favorito.
A presença de Apolinário José Gomes Porto-Alegre no portal é um oferecimento de:
|