Irmãos Bertussi
torne-se fã desse artista
Os ” Irmãos Bertussi “ marcaram época na musica brasileira partir de 1955, porem a saga desta famÃlia italiana atravessa todo o século XX na musica do Rio Grande do Sul iniciando-se com a chegada de João Bertussi Filho ( pai de Fioravante Bertussi ) na leva de imigrantes do fim do século XIX. Estabelecidos na região serrana, “ Os Bertussi” difundiram instrumentos musicais ( especificamente a gaita ) através do seu entreposto comercial. Criaram uma escola musical baseada na técnica apurada e na leitura musical. Isso os diferenciou na musica regional. Fioravante era um clarinetista estudioso e tornou-se regente de uma das primeiras bandas serranas. Os filhos estudaram teoria musical e colheram o que de melhor havia em folclore e gêneros regionais diretamente da s fontes. Alias não so viviam essa realidade cotidiana como logo eles próprios tornariam –se fontes.
A primeira grande revolução que causaram foi a de utilizar dois acordeons ao invés da costumeira dupla de violão/acordeon. Isto so foi possÃvel, porque Adelar e Honeyde eram exÃmios instrumentistas e escreviam as partituras e arranjando os temas de modo que os instrumentos se completassem.
Era como um so acordeon tocado a quatro mãos. Anos depois, já no inicio dos anos 50, incorporaram a bateria ao baile gaucho. Bateria era, um instrumento utilizado pelos jazzistas e havia entrado no RS a partir de 1924 como gênero praticado pelos negros americanos. “ Os Bertussi “ sabiam o que queriam. Na época não existiam equipamentos de som ( microfones, amplificadores e caixas de som são coisas dos anos 60 ). Precisavam de volume, de potência sonora para os bailes cada vez maiores.
Assim é que “ Os Bertussi “ estiveram na linha de frente da musica ao gravar alguns temas eruditos em acordeon para o mercado nacional e ao revolucionar a execução musical dentro do nosso estado.
Fonte: http://www.osbertussi.com.br/
Cadastre-se como seguidor desse artista
Prestigie seu artista favorito.
A presença de Irmãos Bertussi no portal é um oferecimento de:
|