Mônica Ramos
torne-se fã desse artista
Nascida longe dos pagos sulinos por força da profissão do pai, foi em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, a sua terra natal. Foi criada em berço musical, pois seu avô, no violão, e seu pai, no acordeon, a fizeram crescer desenvolvendo seu dom artÃstico para a música nativa do Rio Grande do Sul.
A Cantora foi transferida ainda menina para Boa Vista, em Roraima, passou a expressar sua arte de cantar aos gaúchos que lá estavam e sentiam saudades do Rio Grande do Sul, tornando-se em 1987, a 1ª Prenda do CTG (Centro de Tradições Gaúchas ) Querência Farropilha. Era a tradição e a cultura gaúcha de suas origens que se faziam presentes no norte do paÃs.
Tempos depois retornou à BrasÃlia, onde fez parte do CTG da Estância Gaúcha do Planalto, tornando-se em 1989/90, 1ª Prenda daquela entidade tradicionalista, participando com sua arte vocal e com a dança de várias atividades culturais, representando a EGP e também a Federação Gaúcha do Planalto Central, com sucesso, em diversos eventos nacionais e internacionais.
CURRICULUM VITAE
Musicista profissional desde 1991.
Inscrição: 4734, Ordem dos Músicos do Brasil.
Desde 2006 a cantora Mônica Ramos é indicada pela Embaixada de Portugal - Instituto Camões para representá-la em eventos da própria Embaixada, e por todos que solicitam a apresentação de canções tÃpicas e populares de Portugal, em BrasÃlia.
A Cantora se fez presente em grandes apresentações pelo pais e na América Central, em Aruba, e por vários estados brasileiros, desde Boa Vista/Roraima até em Bagé/RS.
Convidada pela Secretária de Cultura do Distrito Federal e da Embaixada da Holanda, a Cantora representou o Brasil no Festival de Arte de Aruba, no Caribe, onde compareceram cerca de 27 paÃses.
Campeã Nacional do 1º FENART, Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha, realizado em Coxim- MS, em janeiro de 1994.
Participação em Eventos e Exposições no Planalto Central e Sul do paÃs.
Compartilhou os palcos com grandes artistas brasileiros de renome, como Paulinho da Viola, Renato Borghetti, Kleiton & Kledir, Os Monarcas, Os Nativos, Os Serranos, etc..
Participação de programas de TV, como Galpão Crioulo, Cor da Cidade, Pampa & Cerrado, Casa Tchê, Brasil Caipira, etc.
Atualmente a Intérprete da Música Popular, Regional Brasileira e Latina Americana, e Portuguesa “Mônica Ramos”, vem por meio desta, informar que retorna aos palcos com grande satisfação, e gratificada em poder apresentar o seu mais novo projeto : “Da Quinta ao Galpão”.
“Da Quinta ao Galpão”, difunde a grande influência da cultura portuguesa na cultura brasileira. Desde a canção tradicional de Portugal, como o “fado”, passando pela música popular portuguesa atual até a sua participação em nossa MPB, no Rio Grande do Sul e inclusive no litoral norte do Sul do Brasil.
Um espetáculo elaborado com requinte, arranjado por Mário Tressoldi, Maikel Luz e pela intérprete. As obras portuguesas como: Canção do Mar, O Pastor, Uma Casa Portuguesa, são Ãcones desta cultura, são alguns sucessos que enobrecem a nós brasileiros, artistas e espectadores. E ainda, as influências na nossa música popular brasileira, como a modinha de Pena Branca e Xavantinho “Cuitelinho”, e os compositores nacionais e internacionais como Caetano Veloso, VinÃcius de Moraes e Chico Buarque, são alguns dos nossos famosos artistas brasileiros que nos apresentam obras lindÃssimas com temáticas da cultura portuguesa. E ainda exaltando os nossos compositores do Litoral Norte do RS, como: Ivo Ladislau, Carlos CatuÃpe, Mário Tressoldi, Maikel Luz com músicas: Um canto à terra, Galpão Açoriano, Mãos, estas são algumas obras presentes neste espetáculo.
Cadastre-se como seguidor desse artista
Prestigie seu artista favorito.
A presença de Mônica Ramos no portal é um oferecimento de:
|