Léo Ferrarini
|
Clique nas imagens para ampliá-las |
|
|
|
|
torne-se fã desse artista
Léo Ferrarini é pianista, compositor, arranjador e produtor. Nasceu na cidade de Caxias do Sul (RS) em 1981. Aos 8 anos começa os primeiros estudos com o maestro Gerson Thomas de Carvalho, e a partir dos 9 anos começam as primeiras apresentações com a Banda Sinfônica de Caxias do Sul e Banda Municipal de Farroupilha, tocando clarinete.
Aos 12 anos ingressa na escola de música de extensão da UCS/Universidade de Caxias do Sul. Logo destaca-se e é requisitado como pianista por artistas, participando de grupos de grande destaque no sul do paÃs, sempre desenvolvendo o estudo de improvisação, apresentando-se e gravando com formações de jazz. Nesse perÃodo gravou o disco “Pimenta do Reino”, com o grupo homônimo.
Muda-se para São Paulo em 2001, aonde obtém bolsa de estudos para o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos Neves, em Tatuà - SP. Gradua-se em piano “popular” (estudando com Paulo Braga e André Marques) ao mesmo tempo em que também prossegue com os estudos de piano erudito (com Miriam Braga). Em 2003 é selecionado para integrar a Cambanda Jazz Combo, dirigida por Paulo Flores (coordenador de música popular do Conservatório).
Com Oscar do Reis (bayan), gravou o disco “SuÃte Portenha” (2002-independente), de composições de Oscar e Astor Piazzolla, com o apoio da “Fundación Piazzolla”. Atuou com este ao lado de orquestras do sul do paÃs (Orquestra de Erechim, Orquestra da UCS/Universidade de Caxias do Sul, Orquestra de Câmara de Blumenau).
Participou do Festival Internacional de Jazz “La Pataia” (Uruguai).
De volta ao Rio Grande do Sul desde 2004, atua intensamente como pianista, produtor, professor, e arranjador.
Grava seu primeiro disco em 2006, chamado “Batedô” (financiado pelo Fundo Pró Cultura), divulgando-o em apresentações com formação de trio e piano solo.
Em meados de 2007, junta-se ao violonista Zoca Jungs para formar um duo de piano e violão. Trabalho recente que já vem mostrando resultados expressivos, como a realização de temporada do projeto “Sonora Brasil”, pelo SESC-RS. Recentemente Tiago Daiello (contrabaixo acústico) passou a fazer parte desse trabalho.
Recentemente teve a sua música “Cobertor de Estrelas” incluÃda no filme O Vazio Além da Janela, de Bruno Polidoro.
Seu segundo disco está em fase de gravação, contemplado novamente pelo Fundo Pró Cultura 2008, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2009.
Cadastre-se como seguidor desse artista
Prestigie seu artista favorito.
A presença de Léo Ferrarini no portal é um oferecimento de:
|