Nilva Ferraro
torne-se fã desse artista
NILVA FERRARO, nasceu em Erechim, RS, formada em Direito, é poeta e artista plástica. Sempre amou as artes. Porém, somente pode dedicar-se às artes plásticas e à literatura quando se aposentou, em dez/1987, pelo TRT da 4ª Região, onde fez carreira como funcionária concursada.
Em 1991 descobriu o haikai, forma poética que veio casar com suas duas paixões: a natureza e a fotografia. Eis que o haikai vem a ser uma fotografia com palavras. Assim, seu primeiro livro publicado foi Luzes de Outono, em 1992. Seguiram-se Fruto Maduro – centúria de haikais, também lançado na XVI Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2000; Tatuagem de Amor – poemas de mãe para filho e de filho para mãe, que foi à finalÃssima do Fumproarte em 2002, 0 Poema Nosso de Cada Dia – poemas para orar e
Pulga Trapezista e Mergulho na Mata - haikais.
Participou de exposições coletivas e individuais na Capital e no Interior do Estado. Destaca especialmente a do XXII Salão de Inverno de Artes Plásticas de Livramento, em 2000, onde foi premiada com menção honrosa, na categoria Fotografia; a exposição individual Texturas e Memórias – fotografia e poesia, no Theatro São Pedro, em 2000 e em 2004, no mesmo local, a convite do Circuito Cultural Banco do Brasil.
Recebeu o Prêmio “Antonio Filoteo Omodei – Giulio Filoteo o Amadeo”,
conferido pela Accademia Internazionale “Il Convivio” Comune di Castiglione di Sicilia, Itália, 2º lugar na categoria Revista, pelo seu trabalho referente a exposição individual A Eloquência do Bambu – fotografia e poesia, Revista Porto e VÃrgula, nº 42, de Porto Alegre.
Em 2004, foi classificada no Concurso de Haikais, do Museu da UFRGS,
tendo como prêmio a publicação do livro Haikais, pela UFRGS, Porto Alegre, em 2008.
Dia 7.12.2010 - Recebeu o Prêmio AGEs Livro do Ano Infantil, com Pulga Trapezista.
Produtos na Loja AG ()
Cadastre-se como seguidor desse artista
Prestigie seu artista favorito.
A presença de Nilva Ferraro no portal é um oferecimento de:
|