artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


O amor e as levezas de Irene Caraver
Editora Metamorfose


Irene Caraver, na publicação do seu primeiro livro "O amor e outras levezas", canta o amor em seu direito e avesso; expõe despidas suas inquietações. Seu livro é um manancial de poesias que surpreende e encanta ao leitor. Um livro para ser lido e relido, mantido em sua mesa de cabeceira. Ele será lançado no dia 23 de julho no Dado Bier do Bourbon Country, em Porto Alegre.
 
Na entrevista a seguir, Irene explica melhor o significado do título, o conteúdo das poesais do livro e conta um pouco da sua relação com a escrita. 
 
Luísa Tessuto: É teu primeiro livro publicado. As poesias do livro são todas recentes?
 
Irene Caraver: Não. É uma seleção de poemas que escrevi ao longo da vida, acrescida de trabalhos mais recentes.
 
Luísa: Tu sempre escreveste poesia?
 
Irene: Sempre. É meu gênero preferido e é aquele em que eu consigo me expressar melhor.
 
Luísa: Visto que poesia é muito interligada com o sentimento, o quanto de vivência pessoal tu levas para a tua escrita?
 
Irene: Toda. Minha poética reflete sentimentos e impressões em relação às coisas e às minhas vivências de amor ou dor, pessoais ou sociais, de viagens, de humor, de amizade e outras.
 
Luísa: Qual a diferença entre escrever poesia e escrever prosa?
 
Irene: Pois é, eu não sei te dizer exatamente qual é a diferença. Essa diferença, eu acho, está mais restrita à própria natureza da pessoa. Eu sou uma pessoa muito sensível, suscetível às coisas, à vida em si, à beleza, à tristeza. Então isso evoca imagens e sentimentos em mim que tento colocar nos meus poemas. Já para fazer prosa (que almejo fazer também), há uma exigência de um planejamento, um cuidado muito maior. O que acho mais difícil na prosa é a questão de deixar transparecer a existência de um conflito e desenvolver as cenas da história. Percebo que a prosa é muito mais pensada, fabricada, do que a poesia que, no meu caso, é mais sensitiva e intuitiva. Para muitas pessoas é o contrário, depende muito mais da natureza da pessoa do que propriamente do gênero com o qual te identificas.
 
Luísa: O livro tem o título “O Amor e Outras Levezas”. Pra ti, o amor é uma leveza? E quais são as outras levezas?
 
Irene: Com este título pensei estar dizendo que a obra é sobre o amor e seus significantes, como alegria, dor, tristeza, erotismo, expectativas, enfim, uma vasta gama de nuances afetivas. O livro também traz outras levezas, como amor materno, impressões de viagens, interações com animais, reminiscências, humor, etc.
 
Luísa: Qual foi a importância do Curso Livre de Formação de Escritores para a produção do livro?
 
Irene: Foi muito importante. Sempre escrevi, tinha muitos poemas guardados, e mesmo algumas coisas que escrevi depois, era material que eu fazia, que nem diz o nosso colega Mário Ulbrich, para minha gaveta, e que talvez nunca publicasse. Só que, com o curso da Metamorfose, outros horizontes de abriram, sem falar no fato de que conviver com outras pessoas na mesma situação que tu, com os mesmos interesses, os mesmos gostos, e com os professores, analisando exercícios e executando as propostas que eles fazem, de determinados assuntos, causa um fervo, um rebuliço no teu imaginário; idéias, pensamento e sentimentos que já tinhas ali e que estava bem guardadinhos, parados, fechado s, que talvez nunca fossem mexidos.O curso trouxe para mim uma vontade de voltar a fazer as coisas que eu fazia, a querer criar, mostrar para os outros. Eu gostei muito de ter feito o curso. Recomendo a quem puder.

 

Mais informações sobre Editora Metamorfose

 

A presença de Editora Metamorfose no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na