artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


1° Festival de Teatro de Rua de POA

Mais um evento cultural para entrar na história da nossa Porto Alegre. De 21 a 28 de abril acontecerá o 1° Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre. Com Patrocínio da Caixa Econômica Federal, Apoio Cultural da FUNARTE e Realização Conjunta com a Prefeitura de Porto Alegre.

Entre as atrações locais estão os principais grupos de teatro de rua de Porto Alegre: Oi Nóis Aqui Traveiz, Grupo Falos & Stercus, UTA – Usina do Trabalho do Ator e A Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais. Entre as atrações nacionais: o grupo LUME de São Paulo, o IMBUAçA de Sergipe e àQIS (Núcleo de estudo sobre processos de criação artística) de Santa Catarina.

 

“O 1° Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre é o registro artístico pertinente e imprescindível que diz respeito à reflexão e ao questionamento crítico aplicados à interpretação do fenômeno cênico do teatro de rua em suas relações com a sociedade viva e real. Sob a graça delicada e as convenções do teatro contemporâneo há uma descrição quase etnográfica da vida social da cidade. A complexa produção cênica do teatro de rua é também a representação ficcional da memória coletiva de um povo”.

Amir Haddad, palestrante do Festival

 

Dentro das atividades de formação está previsto o workshop “Abre-Alas” com os atores do LUME: Naomi Silman e Ricardo Puccetti. A oficina “Teatro de Rua como invasão da silhueta urbana”, com àQIS (Núcleo de estudo sobre processos de criação artística) de Santa Catarina. Além do Seminário “Teatro de RUA: Processos Contemporâneos", que contará com a presença dos Grupos de Teatro do Rio Grande do Sul e convidados nacionais, entre eles: André Carreira, Doutor em Teatro pela Universidade de Buenos Aires e professor do Centro de Artes da UDESC. Amir Haddad, ator, diretor de teatro e teatrólogo brasileiro, fundou o grupo Ta na Rua, um dos mais importantes grupos de teatro experimental do Brasil. Defende um teatro pautado pela critica social e reflexão. Com Zé Celso Martinez Correa e Renato Borghi, criou em 1958 o Teatro Oficina. Hugo Possollo, diretor, autor e ator, artista polivalente, destacando-se como um dos criadores do grupo Parlapatões, Patifes & Paspalhões. E Narciso Telles, ator, pesquisador, doutor em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e professor do Curso de Teatro (licenciatura e bacharelado) do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia.

 

“Se a rua espelha a infinitude de formas de apresentação do homem. Podemos pressupor então, que o homem, em resistência ao contexto que lhe é infringido, descarrega, nas ruas, o peso de tais imposições. Portanto pode-se concluir, que a rua apresenta a própria essência da linguagem do Teatro de Rua. Tal complexidade se presentifica no 1° Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre, tanto pela diversidade artística dos grupos teatrais participantes, quanto pelo caráter da tessitura sígnica em que os opostos dialogam entre si, (ou não?)”.

Alexandre Vargas, organizador

Pré-estréia do espetáculo "Simplesmente Gilda", na Casa de Cultura Mário Quintana, TEATRO BRUNO KIEFER, no dia 09 de abril, às 20 horas, numa PROMOÇÃO com DESCONTO ESPECIAL de 50% no valor do ingresso.

Uma comédia Inspirada no filme "Gaiola da Loucas", que esta fazendo GRANDE SUCESSO, em apresentações pelo Interior do estado, e que tem texto do gaúcho Rafael Barcellos, direção de Leonardo Bizarro e produção de Reissoli Moreira. O Espetáculo "Simplesmente Gilda" seguirá em cartaz de 10/ABRIL à 03/MAIO, sempre às SEXTAS, SÁBADOS e DOMINGOS, às 20 horas

 

Mais informações sobre Alexandre Vargas

 

A presença de Alexandre Vargas no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na