artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


Vem aí as NOVELAS PORTO-ALEGRENSES
Lucas de Melo Bonez


Há muitos anos, ainda como estudante de Letras, tomei contato com uma série de livros que mudou meu panorama de leitor. Eram histórias curtas para narrativas longas, mas que cativaram meu imaginário e minha percepção sobre a criação de textos.

A Editora Mercado Aberto, lá nos anos de 1980, lançou a Série Novelas. Diversos livros, muitas histórias, muitas memórias. Lembro muito, por exemplo, do "Réquiem para um burocrata", que contava sobre seu protagonista e o desespero ao receber um comunicado para se fazer presente numa delegacia. O desacerto entre seu estado mental, sua realidade e a morte da velha cadela Princesa entram em colapso, fazendo com que a fuga da realidade não seja uma utópica decisão frente àquela vida de ditadura militar.

Somada a essa história, muitas outras se avolumaram: "Armadilha do destino", do Tailor Diniz; "O anjo do rock", do Carlos Magno Potiguar; "O louva-deus", do Antônio Carlos Resende; "Faustino", do Donaldo Schüler, entre vários outros. Daí saíram meus autores favoritos por anos - inclusive futuros contatados para leituras e trabalhos em sala de aula. Em suma, uma quantidade enorme de livros marcantes.

A série se foi no início dos anos de 1990, mas aquele imaginário reverberou durante minha graduação, já no início dos anos 2000. Fiz alguns trabalhos envolvendo tais obras. Quis fazer meu mestrado a partir dos elementos unificantes dos textos, mas enveredei para a jornada do herói e deixei de lado esse trabalho. Quem sabe para um futuro doutorado? Ainda mais trazendo à tona as Novelas Porto-Alegrenses.

Este projeto embrionou deste pequeno sonho: dar aos leitores, iniciantes ou não, um pouco do que senti ao ler a Série Novelas de anos atrás. A nossa, porém, talvez seja uma mescla de Novelas com Vagalume, pois todos os autores convidados têm um pé na literatura juvenil. Ainda assim trazem ações e reflexões que questionam nosso cotidiano, nossas vivências, tendo como foco, temática ou referências à cidade que ontem completou 250 anos: Porto Alegre, capital dos gaúchos.

Aos poucos, os anúncios de autores e obras serão feitos. Você pode acompanhar este processo pelas redes sociais da Boaventura Editora e descobrir um pouco mais sobre nossas novas ideias.

 

Mais informações sobre Lucas de Melo Bonez

 

A presença de Lucas de Melo Bonez no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com







Cursos e oficinas

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na