artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


Poeta gaúcha recita poesia migrante em Bologna

O Gruppo 98’ di Poesia de poetas bolonhesas apresentou-se no evento BATIK NA BIBLIOTECA – encontros, conversas, entrelaçamento de versos e fios, palavras e tramas – coordenado por Loredana Magazzeni – também do grupo 98’ - realizado em duas etapas durante o mês de maio no Centro das Mulheres Cidade de Bologna, nas dependências da Biblioteca Italiana das Mulheres.
A primeira etapa, no inicio do mês, chamou-se “Todas as formas de amor” e cada uma das poetas integrantes - dentre as quais a gaucha Berenice Sica Lamas - recitou alguns poemas de autoria própria – com variações do tema proposto: amor materno, amor a uma cidade, amor heterossexual, amor à poesia, amor à arte, amizade. Contou com a participação de poetas que vieram de outros lugares da Itália, como Trentino, Firenze, Milano, Sardegna, Genova, que representaram também o amor homossexual masculino e feminino e transformistas, pois visava acolher todos os tipos de afeto. Houve intervenção musical com instrumentos de percussão e voz durante três momentos e mostra de tessituras produzidas por grupo de artesãs imigrantes, principalmente do Marrocos e Turquia, pois o evento objetivava mesclar dois tipos de tecer: tecido de pano, de fios de linhas e lãs e de sua metáfora, o texto escrito. Foi um encontro corajoso e ousado, e as pessoas estavam felizes por ter um espaço para expressar suas vozes poéticas e sensibilidades, as vezes alvos de tantos preconceitos ainda.
A segunda, mais ao final do mês, “Migraçoes do corpo e da voz” , valorizando as pessoas não-italianas, composta por poetas imigrantes de varias nacionalidades: Iran, Iraque, Rússia, Argentina, Estados Unidos, Marrocos, Brasil, um napolitano que migrou internamente para Milão. Nesta fase Berenice – a única “estrangeira” do grupo 98’ - também participou com dois poemas, muito bem recebidos pelo publico, lidos em português e em italiano. Esta etapa foi introduzida por um professor universitário de Parma e pela presidente da Associaçao de Mulheres Nativas e Migrantes de Bologna (Annassim). Realizado no mesmo local, porem desta feita com a temperatura já quente da primavera, o evento – que foi belíssimo - se organizou ao ar livre, nos jardins da Biblioteca das Mulheres. Algumas poetas se apresentaram com suas vestes características, e a mostra de artesanato de objetos de tecido também estava visivelmente ampliada, valorizada pela cercania da natureza, céu, grama, arvores e plantas. É muito interessante escutar-se os poemas bilíngües, na voz dos autores e depois em italiano pelas leitoras – duas poetas do grupo 98. Os sons em idiomas diversos não perdem sua sonoridade, ritmo, suavidade, musicalidade. Mesmo sem entender, não se tem duvidas: é poesia!
 

 

Mais informações sobre Berenice Sica Lamas

 

A presença de Berenice Sica Lamas no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com







Cursos em Porto Alegre

Cursos de Escrita

Cursos para escritores

Confira cursos e oficinas exclusivos feitos especialmente para escritores ou aspirantes a escritores.

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas literárias

Oficinas de criação literária e escrita criativa em Porto Alegre.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na