artistasgauchos












Desenvolvido por:
msmidia


Nice, a menina e a arte
Oscar Bessi


Nice, a menina e a arte 

Tela "Nice Antonieta Schüler e a Estação da Cultura", de Jose Carlos Breitenbach.

Foi no início da década passada que passei a ter um contato mais próximo com Nice Antonieta Schüller. Começava o novo milênio, eu havia retornado após 15 anos para Montenegro e a reverenciava como uma Mestra da Educação e da Cultura. E ela conhecia meus escritos, o que me deixava lisonjeado. Juntos, e ao lado de Djacyr Alves e outras criaturas maravilhosas, fizemos a AMES agitar o coreto. Eram meus grandes incentivadores quando fui presidente da AMES. Criamos o primeiro concurso literário em parceria com o Jornal Ibiá, a página de literatura também aqui no jornal onde muito novo talento se revelou, fizemos a revista virtual Calabouço e todo sábado tínhamos o Café dos Escritores, parte até do calendário turísitico municipal. Fomos os primeiros a incluir Montenegro na programação da Semana do Livro do RS. Organizamos uma Feira do Livro com dez dias de programação, sozinhos, contanto apenas com o apoio da Ruth, da SMEC. Nice e Djacyr eram puro entusiasmo e vontade, humildade e paixão. A coisa deu tão certo que até escritor que desprezava os integrantes da AMES como sendo “escritores menores” participava dos eventos. Que saudade deles!

Nice tinha o olhar de menina, ao falar de arte e cultura, ao defender a educação como base de tudo, de toda humanização possível. Infelizmente, nossa sociedade costuma dar mais eco à voz de trogloditas e mercenários, nazistas camuflados de ordeiros e fanáticos golpistas disfarçados de povão do que aos pensadores de verdade. Não se valoriza quem de fato mergulha nas profundezas de nossas necessidades e angústias, quem de fato quer nosso melhor. Nice era uma grande pensadora da humanidade. Um coração gigantesco, uma sensibilidade tão doce quanto inflexível: ela não abria mão do amor ao próximo. De pensar no bem. E tudo, mesmo com o vasto conhecimento que guardava consigo, numa humildade tocante, típica dos gigantes em alma e coração. Nice era única. Seu olhar e seu sorriso eram únicos.

De repente, Nice saiu de cena. O corpo físico parou de participar conosco, mas suas ideias jamais nos deixarão, seguirão em nossos melhores sonhos de dias decentes. Domingo, enquanto eu me revirava entre dificuldades para respirar e pensava nesse enigma que é estar vivo, e seu sentido, a notícia da partida de Nice primeiro me fez chorar. Depois me fez entender que ela não se foi, jamais irá. Seu olhar de menina e sua arte ficarão conosco para sempre. E esta cidade precisa entender isto para se salvar.

 

Mais informações sobre Oscar Bessi

 

A presença de Oscar Bessi no portal é um oferecimento de:

Copyright © msmidia.com






Confira nosso canal no


Vídeos em destaque


Cursos de Escrita

Cursos de Escrita

Curso Online de
Formação de Escritores

Curso inédito e exclusivo para todo o Brasil, com aulas online semanais AO VIVO

Mais informações


Cursos de Escrita

Oficinas de escrita online

Os cursos online da Metamorfose Cursos aliam a flexibilidade de um curso online, que você faz no seu tempo, onde e quando puder, com a presença ativa do professor.

Mais informações

 


Livros em destaque

O Guardião da
Chave Dourada

Airton Ortiz

Fundamentos à prática de revisão de textos

A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

 

compre nossos livros na