Marô Barbieri dá nome a prêmio literário
AGES - Associação Gaúcha de Escritores
Ex-presidente da Associação Gaúcha de Escritores (AGES), a escritora Marô Barbieri dá nome ao prêmio literário lançado pelo Projeto Kombina, em parceria com o Festipoa Literária. Com inscrições abertas até o dia 20 de abril, o Prêmio Marô Barbieri contempla projetos de leitura realizados, no ano de 2016, em escolas, bibliotecas, pontos de cultura e demais ambientes relacionados ao livro e a leitura. A participação é aberta a pessoas de todas as nacionalidades e idades, que realizem projetos de leitura em Porto Alegre.
Para participarem do concurso, os interessados deverão enviar um relatório do seu projeto, que será apreciado pelo júri do prêmio. O relatório deve ser escrito em língua portuguesa e poderá conter fotos demonstrativas ou outros elementos que favoreçam o seu entendimento. Cada participante pode inscrever apenas um projeto, devendo preencher a ficha de inscrição e enviar o relatório do projeto para o email contato@projetokombina.com.br ou pelo site projetokombina.com.br até as 24h do dia 20 de abril.
O responsável pela inscrição do projeto premiado receberá a importância de R$ 1.000,00, e a instituição beneficiada pelo projeto receberá a presença do Kombina. O anúncio do vencedor do Prêmio Marô Barbieri será divulgado no dia 4 de maio.
O edital e a inscrição podem ser acessados no site http://bit.ly/marobarbieri. Outras informações podem ser obtidas pelo email contato@projetokombina.com.br.
Marô Barbieri
Maria Eunice Garrido Barbieri, conhecida como Marô Barbieri, é escritora, professora e contadora de histórias. Natural de Bento Gonçalves (RS), tem Licenciatura Plena em Letras (Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Francesa) pela PUCRS. Como professora, atuou ensinando língua e literatura de português e francês em turmas de primeiro e segundo graus do Instituto Educacional João XXIII, Colégio Santa Família, Colégio Menino Deus, Colégio Rosário e Colégio Israelita.
Autora de 27 livros, Marô destaca-se pelas obras voltadas ao público infantil. A partir de 2013, no entanto, começa a produzir livros para público infanto-juvenil e para adultos. Foi vencedora do Prêmio AGES Livro do Ano em 2007, pelo livro “Pestilóide e o Sumiço na Chuva” e em 2013, pelo livro “Cirandas de Villa Lobos-Reinvenções” , em parceria com Olinda Alessandrini (pianista) e Clara Pechansky (artista plástica).
Marô também é uma das pioneiras no trabalho de visita a escolas e municípios, ministrando, desde 1995, palestras e oficinas em todo o país. Até 2014, foi patrona de 22 Feiras do Livro, entre elas Guaíba, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Morro Reuter, Minas doLeão, Triunfo e Flores da Cunha, Canela e Alvorada. Além disso, é madrinha de três bibliotecas que tem o seu nome: em Santa Maria do Herval/RS, em Morro Reuter/RS e em Porto Alegre/RS.
Foi presidente da AGES nos biênios 2004-2005, 2006-2007, 2010-2011 e é membro do corpo de especialistas em leitura da Casa da Leitura (Proler/Fundação da Biblioteca Nacional). Em outubro de 2014 passou a integrar a Academia Riograndense de Letras, ocupando a cadeira de número 15.
Mais
informações sobre AGES - Associação Gaúcha de Escritores
A presença de AGES - Associação Gaúcha de Escritores no portal é um oferecimento de: